top of page
Fundo futurista abstrato

Vozes & Entrelinhas

capa blog do coordenador (9)_edited.jpg

⚖️Violência contra as mulheres: um problema estrutural👩‍💼

"A violência sexual é um problema grave e persistente que afeta principalmente mulheres e meninas com consequências para a saúde individual de quem a sofre e para toda a sociedade. O acolhimento e atendimento adequado e no tempo oportuno contribui para reduzir o impacto dessas consequências. Porém, muitas pessoas nessa situação não recebem o suporte necessário por motivos como: dificuldade de reconhecer que sofreu uma violência ou por não saberem que existem atendimentos específicos para esses casos." Esse é o primeiro parágrafo da cartilha de violência sexual: o que você deve saber.

Para além do que abordado nessa cartilha, é importante ressaltar que existem diversos outros tipos de violência contra a mulher. Ameaças, agressões, torturas, ofensas, assédio, feminicídio. São inúmeras as violências sofridas que não começam ou se esgotam nas mortes registradas. Os dados monitorados apontaram 586 vítimas de feminicídios. Isso significa dizer que, a cada 15 horas, uma mulher morreu em razão do gênero, majoritariamente pelas mãos de parceiros ou ex-parceiros (72,7%), que usaram armas brancas (em 38,12% dos casos), ou por armas de fogo (23,75%).

No ano de 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas. Os dados referem-se a oito dos nove estados monitorados pela Rede de Observatórios da Segurança (BA, CE, MA, PA, PE, PI, RJ, SP).

Ao todo, foram registradas 3.181 mulheres vítimas de violência, representando um aumento de 22,04% em relação a 2022, quando Pará e Amazonas ainda não faziam parte deste monitoramento.

Destarte, pensando em acentuar ainda mais a discussão acerca das instâncias das violências contra as mulheres, da democratização do acesso aos meios que asseguram a segurança dessas mulheres, e pensando também em informar nossos ouvintes acerca dos meios de denúncia, escolhemos esse tema para destrinchar no nono episódio do Podcast homônimo da Newsletter da Fundação Facev, o Vozes e Entrelinhas! 🎧


#fundacaofacev #newsletter  #podcast  #violencia #mulher

🎙️Podcast Vozes & Entrelinhas!

Episódio #9 - Violência contra as mulheres: suas instâncias e reflexos na sociedade.
 

📈Nesse episódio, contamos com a presença da conceituada professora Cristiane Magalhães, Docente do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e coordenadora do programa de extensão Casa das Mulheres. Ao longo do episódio, ela guia o ouvinte pelas facetas da violência contra a mulher, pelos tipo de violência e pela importância geral de se abordar esse assunto. Aprenda sobre essa importante temática e saiba como identificar situações no nono episódio do nosso podcast.🤍

Clique aqui para ouvir o 9º episódio (YouTube)!
Clique aqui para ouvir o 9º episódio (Spotify)!

thumb youtube (2)_edited.jpg

🎙️Espaço Vozes e Entrelinhas✏️

Pensando em manter nossos ouvintes e leitores informados acerca de tudo que acontece no Vozes e Entrelinhas, criamos em nosso site o Espaço Vozes e Entrelinhas. Nele reunimos todos os episódios do podcast e edições da newsletter.

Quer conferir? Basta acessar nosso site institucional, selecionar a aba "Área Exclusiva", em seguida "Espaço Vozes e Entrelinhas".

Ou então, clique aqui!

🔬Programa de inovação para cientistas🍃

O Programa de Inovação para Cientistas, promovido pela Facev em parceria com a Emerge, iniciou sua segunda fase.

Nessa fase, objetivo geral é consolidar o conhecimento do programa, através de ferramentas de modelagem de negócio, reforçando o aprendizado para que o pesquisador visualize a ciência em seu potencial de negócio - para que ela alcance, assim, o mercado.

É nesse momento que a modelagem de negócios de base científica é colocada em prática. O pesquisador aprende a modelar suas pesquisas (competências, métodos laboratoriais, tecnologias, patentes, ativos científicos no geral) na linguagem e  lógica do mercado.

O resultado da segunda fase culmina, para além da modelagem, em um pitch a ser apresentado no evento que ocorrerá dia 10 de junho, às 17h.

Quer saber mais sobre o programa e sobre o evento do dia 10? Acompanhe nossas redes!

Vem inovar, vem ser Facev!

emerge - site.jpg

👩‍⚖️ASSESSORIA JURÍDICA

Você sabia que a Facev conta com Assessoria Jurídica especializada nos nuances da gestão de projetos por Fundações de Apoio (FAs)?

Além de fornecer suporte jurídico ao longo da execução e prestação de contas do projeto, nossa Assessoria Jurídica presta apoio ao coordenador e sua equipe antes mesmo de serem tramitados os documentos que firmam a gestão por parte da Facev.

Ou seja, caso o coordenador, ou sua equipe, possuam alguma dúvida acerca da documentação inicial e dos trâmites necessários para iniciar o projeto, a equipe Facev está à disposição para sanar tais dúvidas e auxiliar nas medidas a serem tomadas.

Vem integrar nossa equipe de coordenadores, vem ser Facev!

capa blog do coordenador (7).png

Cursos Facev |

​Ciências da Saúde:

  • Pimbol;

  • Vôlei;

  • Saúde e Visa - UFV;

  • Tênis UFV Play;

  • Cross Training UFV;

  • Ginástica Artística;

  • Total Flex UFV.

Ciências Exatas:

  • Treinamentos avançados em levantamentos hidrográficos.

Ciências Agrárias:

  • Treinamento em Perícia de Incêndios Florestais.

Eventos Facev  |

​Ciências da Saúde:

  • III Simpósio Internacional de Fisiologia do Exercício e Saúde.

Ciências Biológicas:

  • I Simpósio da Pós-graduação em Biologia Animal - I SIMBA;

  • Otimização de programas de melhoramento via Simulações e Seleção Genômica.

Serviços Facev

Ciências da Saúde:

  • Campanha do Agros Contra o Herpes Zoster.

Ciências Biológicas:

  • Treinamento Operacional Básico em MEV ou MET.

bottom of page